PUBLICIDADE

Mundo

Putin reconhece independência de separatistas na Ucrânia

O texto foi firmado na presença dos dois líderes das repúblicas separatistas do leste ucraniano, durante uma transmissão ao vivo na TV

21 fev 2022 - 17h10
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira (21) um decreto que reconhece duas áreas separatistas da Ucrânia, Donetsk e Lugansk, como independentes, uma decisão que põe fim ao processo de paz neste conflito.  

O texto foi firmado na presença dos dois líderes das repúblicas separatistas do leste ucraniano, durante uma transmissão ao vivo na TV. A decisão já havia sido adiantada por Putin ao chanceler alemão, Olaf Scholz, e ao presidente da França, Emmanuel Macron, que convocou seu Conselho de Segurança Nacional. Os dois condenaram a atitude e afirmaram estar "decepcionados", mas indicaram disposição de continuar os contatos, informou o Kremlin à agência estatal RIA.  

Vladimir Putin assina decreto reconhecendo a independência das repúblicas separatistas do leste ucraniano, durante uma transmissão ao vivo na TV
Vladimir Putin assina decreto reconhecendo a independência das repúblicas separatistas do leste ucraniano, durante uma transmissão ao vivo na TV
Foto: Reuters

Em um duro discurso à nação repleto de argumentos históricos, o líder russo alegou que as terras ancestrais do leste ucraniano são russas, ressaltando que a Ucrânia moderna é uma invenção da União Soviética. "A Ucrânia não é um país vizinho, é parte integrante da nossa história e cultura", disse.

Segundo o líder russo, o país vizinho sempre se recusou a reconhecer seus laços históricos com a Rússia e, portanto, não é de admirar esta onda de nazismo e nacionalismo" neste país."É importante entender que a Ucrânia nunca teve uma tradição consistente de ser uma nação de verdade. Começaram a copiar modelos estrangeiros que não faziam parte de sua cultura", enfatizou.

Putin citou diversos momentos da história da União Soviética e da Ucrânia e complementou que "oligarcas gananciosos dividem a Ucrânia", com líderes corruptos que "embolsam dinheiro em detrimento do povo". "Vamos começar com o fato de que a Ucrânia moderna foi inteiramente criada pela Rússia, mais precisamente, pelos bolcheviques, a Rússia comunista. Esse processo começou quase imediatamente após a revolução de 1917", disse.

Ele explicou que o governo ucraniano não foi capaz de formar um estado sólido desde o fim da União Soviética e, por isso, depende de outros países, como os Estados Unidos. Para Putin, a administração de Volodymyr Zelensky é um regime de fantoche dos americanos que, junto à Otan, transformaram a Ucrânia em um teatro de guerra.

O presidente russo acusou ainda a Ucrânia de planejar criar suas próprias armas nucleares. "Se a Ucrânia tiver armas de destruição em massa, a situação global mudará drasticamente, não podemos ignorar isso", alertou.

Por fim, Putin ressaltou que a Ucrânia deve parar as operações militares imediatamente e lembrou que as preocupações de segurança da Rússia foram ignoradas.

    De acordo com ele, fazendo parte da Otan, a Ucrânia servirá de base de ataques contra a Rússia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade