Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Procuradoria do Peru investiga Keiko Fujimori por áudios sobre suspeita de suborno na eleição

5 jul 2021 - 20h26
Compartilhar
Exibir comentários

Um procurador dedicado a casos de corrupção no Peru iniciou nesta segunda-feira uma investigação sobre Keiko Fujimori por supostas ligações com o ex-assessor de Inteligência do país Vladimiro Montesinos, hoje preso, que, segundo áudios, teria tentado subornar membros do tribunal eleitoral do país para favorecer a candidata de direita nas eleições.

08/05/2021
REUTERS/Angela Ponce
08/05/2021 REUTERS/Angela Ponce
Foto: Reuters

Fujimori, que falou sobre a investigação no Twitter, disse que não tem relação com o caso das conversas telefônicas de Montesinos, um novo tema controverso e que se soma ao intrincado processo eleitoral peruano, que ainda não tem os resultados oficiais sobre quem será o próximo governante quase um mês depois de sua realização.

Para declarar o vencedor das eleições, que segundo a contagem de votos é o socialista Pedro Castillo, o tribunal eleitoral deve resolver antes todos os pedidos de impugnação, a maioria deles apresentados sem grandes provas por Fujimori.

Segundo áudios divulgados recentemente pela imprensa local, Montesinos, que foi um colaborador muito próximo do ex-presidente Alberto Fujimori, pai de Keiko, propôs de dentro da prisão subornar três membros do tribunal eleitoral para reverter as eleições. 

"O procurador que já pediu minha prisão quatro vezes volta ao ataque abrindo investigação pelos áudios armados por Montesinos e seus amigos me acusando de lavagem de dinheiro", disse Keiko Fujimori em um tuíte. "Me envolvendo por conversas com gente que não tem nenhuma relação comigo".

O procurador é José Pérez, que apresentou acusações contra Fujimori por um caso no qual ela é acusada de receber 1,2 milhão de dólares da construtora brasileira Odebrecht para suas campanhas políticas entre 2011 e 2016.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade