PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Parlamento mantém indicação de Puigdemont

Região está sem presidente por conta de impasse com Madri

1 fev 2018 - 12h19
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Parlamento da Catalunha, Roger Torrent, afirmou nesta quinta-feira (1) que não voltará atrás na nomeação de Carles Puigdemont para liderar a região, mesmo com a pressão de Madri.

Torrent mantém indicação de Puigdemont mesmo com a pressão de Madri
Torrent mantém indicação de Puigdemont mesmo com a pressão de Madri
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Ele é e continuará sendo a indicação da Presidência", disse ao comentar a suspensão da cerimônia de posse. O evento formal deveria ter ocorrido nesta quarta-feira (31), mas foi adiado por conta da situação de atual de Puigdemont, que vive em Bruxelas para evitar a prisão iminente na Espanha.

No entanto, no dia em que Torrent falou sobre o caso, o ministro da Justiça da Espanha, Rafael Català, afirmou que tanto Puigdemont como os demais líderes regionais presos ou no exílio serão declarados inelegíveis para cargos públicos "na primavera" - entre março e junho, no hemisfério norte.

A crise no governo da Catalunha se arrasta desde setembro do ano passado quando, em um referendo, os catalães votaram a favor da independência da Espanha. Por conta da declaração de independência, feita por Puigdemont pouco depois, Madri dissolveu o governo local e convocou novas eleições.

Porém, no pleito, os partidos separatistas voltaram a ter maioria no Parlamento e, a sigla do ex-presidente catalão, foi a mais votada - o que, pela tradição, faz com que Puigdemont seja o nome natural para ser indicado como líder da região.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade