PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Irã clama vitória em controle de protestos contra alta de 50% no preço do combustível

20 nov 2019 - 13h12
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, clamou vitória nesta quarta-feira contra protestos em Teerã que reagiam ao anúncio de reajuste nos preços dos combustíveis no país e o governo afirmou que relatórios que apontam para mais de 100 mortos são "especulativos".

Protesto em apoio às manifestações nacionais no Irã contra o aumento dos preços da gasolina, em Berlim
17/11/2019
REUTERS/Hannibal Hanschke
Protesto em apoio às manifestações nacionais no Irã contra o aumento dos preços da gasolina, em Berlim 17/11/2019 REUTERS/Hannibal Hanschke
Foto: Reuters

Os protestos começaram na sexta-feira passada, depois que os preços da gasolina subiram pelo menos 50% no país e se espalharam pela república islâmica incluindo na pauta cobranças para que os líderes religiosos do país saiam do poder.

"O povo iraniano novamente foi bem sucedido em um teste histórico e mostrou que não vai deixar inimigos se beneficiarem da situação, mesmo que possam ter reclamações sobre a administração do país", disse Rouhani, segundo a TV estatal.

A maior autoridade do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou na terça-feira que os protestos eram uma questão de segurança, não de movimentos populares, e que o país lidou com eles de maneira bem sucedida.

Autoridades iranianas disseram que a calma foi restaurada, mas vídeos em redes sociais que desafiam um bloqueio à internet imposto desde o final de semana mostraram que os protestos continuavam em várias cidades do país. As imagens não puderam ser confirmadas pela Reuters.

Nesta quarta-feira, milhares de pessoas se reuniram em manifestações pró-governo, afirmou a mídia estatal, com imagens ao vivo mostrando atos em várias cidades do país nos quais as pessoas gritavam "Morte à América" e "Morte a Israel".

Pelo menos 100 bancos e dezenas de edifícios e carros foram incendiados pelos manifestantes, afirmaram autoridades iranianas. Cerca de 1.000 manifestantes foram presos.

A Anistia Internacional afirmou que pelo menos 106 manifestantes em 21 cidades foram mortos, segundo relatos de testemunhas, vídeos confirmados e informações de ativistas de direitos humanos.

A crise econômica que tem afetado iranianos se agravou desde o ano passado, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar o país do acordo nuclear assinado no governo anterior com Teerã e potências europeias. Trump ainda reintroduziu sanções contra o Irã.

Combinado com aumento da inflação e crescente desemprego, a política de Trump de "pressão máxima" tem feito a economia iraniana se deteriorar.

O governo iraniano afirmou que o aumento nos preços da gasolina é necessário para o país levantar cerca de 2,55 bilhões de dólares por ano em subsídios adicionais para 18 milhões de famílias de baixa renda.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade