Presidente do Chile celebra nascimento de sua primeira filha
Violeta é fruto do relacionamento de Boric com Paula Carrasco
O presidente do Chile, Gabriel Boric, celebrou o nascimento de sua primeira filha, Violeta Boric Carrasco, na noite da última quarta-feira (25), em declaração à imprensa local.
A pequena é fruto do relacionamento do líder chileno com Paula Carrasco, uma jogadora de basquete profissional e química ambiental que atua no Ministério do Meio Ambiente.
A menina nasceu pouco depois da meia-noite no único hospital universitário público do país, a clínica da Universidade do Chile. O nascimento foi amplamente comemorado em todo o país, principalmente em publicações nas redes sociais.
"Minha profunda admiração a Paula por este processo, que nunca tinha visto tão de perto. Violeta está bem e saudável. Estamos muito felizes", declarou Boric fora do centro médico.
Conforme relatado pelo gabinete da presidência à AFP, o líder chileno irá ter cinco dias de licença legal pelo nascimento de sua filha, assim como todos os genitores têm direito no país.
"Agora, quando falar como presidente, também falarei como pai", acrescentou ele, sorrindo.
Violeta é o primeiro bebê presidencial a nascer no país em 95 anos. O último chefe de Estado a se tornar pai durante o mandato foi Carlos Ibañez del Campo, em 1930. Além disso, Boric é o primeiro mandatário chileno a ser pai solteiro.
Boric e Paula Carrasco se conheceram em outubro de 2023, quando o Chile recebeu os Jogos Pan-Americanos. Ela é a segunda parceira do presidente, após o relacionamento com a cientista política e socióloga Irina Karamanos, encerrado em novembro do mesmo ano.