Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente da Itália pede 'paz justa e não fictícia' na Ucrânia

Sergio Mattarella reforçou posicionamento de Roma sobre guerra

18 fev 2025 - 14h58
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta terça-feira (18) seu desejo por "uma paz justa na Ucrânia, que não seja fictícia ou frágil".

    A declaração foi dada durante visita a Montenegro, na esteira das negociações entre Estados Unidos e Rússia na Arábia Saudita, sem a presença de Kiev e da Europa, para resolver o conflito no leste europeu.

    "A esperança é que se chegue a uma paz justa na Ucrânia, que não seja fictícia ou frágil", disse o chefe de Estado italiano.

    "A posição italiana sempre foi clara e límpida: a do respeito pelo direito internacional e pela soberania de cada Estado. Isso foi a base do apoio de Roma a Kiev, ao lado da esperança de que Moscou volte a desempenhar seu papel na comunidade internacional", afirmou.

    Mattarella também lembrou que, quando a Ucrânia se tornou independente, com o consentimento russo, foi feito um acordo por meio do qual Kiev disponibilizou uma grande quantidade de armas nucleares a Moscou, em troca do respeito à sua integridade territorial.

    "Gostaríamos de ver esses compromissos e acordos restaurados", concluiu o presidente da Itália, que tem sido alvo de ataques do governo de Vladimir Putin por um comentário feito há alguns dias na França, quando comparou a invasão russa com o "projeto do Terceiro Reich na Europa". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade