Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Presidente da Bolívia flexibiliza uso de estado de emergência em meio a protestos

27 mai 2026 - 09h03
Compartilhar
Exibir comentários

‌O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, revogou uma lei para facilitar a declaração de estado de emergência pelo governo, de acordo ⁠com diário oficial na quarta-feira.

A ‌decisão foi tomada em um momento em que os ‌protestos aumentam em ‌todo o país. A ⁠lei revogada estabelecia limites e regras sobre quando e como o estado de emergência poderia ser usado.

Após essa revogação, para ‌declarar o estado de emergência, Paz ‌teria que ⁠apresentar ⁠uma solicitação ao Congresso, que precisa aprovar ⁠ou ‌rejeitar a ‌proposta dentro de 72 horas.

Parlamentares tanto do partido governista quanto de setores da oposição apoiaram ⁠na terça-feira a decisão de revogar a lei que estabelecia limites e condições para o ‌uso de ordens de emergência pelo executivo.

A Bolívia tem enfrentado cerca ⁠de quatro semanas de bloqueios de estradas e manifestações conduzidas por partidários do ex-presidente esquerdista Evo Morales e líderes sindicais que pedem a renúncia de Paz. A agitação causou escassez de alimentos, combustível e medicamentos em La Paz e El Alto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra