PUBLICIDADE

Mundo

Premier da Austrália é derrubado por seu próprio partido

Malcolm Turnbull será substituído por Scott Morrison

24 ago 2018 - 07h57
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, deixou o cargo nesta sexta-feira (24), após ter sido derrubado por sua própria legenda, o conservador Partido Liberal.

A queda é resultado da disputa por poder dentro do partido, que escolheu o ministro do Tesouro, Scott Morrison, como seu novo líder e, por consequência, como o novo premier do país, já que a legenda tem a maior bancada no Parlamento.

Malcolm Turnbull se despede do cargo de primeiro-ministro da Austrália
Malcolm Turnbull se despede do cargo de primeiro-ministro da Austrália
Foto: EPA / Ansa

O governo Turnbull entrou em crise por causa do desempenho dos conservadores nas pesquisas para as eleições de 2019, que mostram o Partido Trabalhista com ampla vantagem. A rebelião contra o agora ex-premier foi guiada pelo ex-ministro do Interior Peter Dutton, líder da ala ultraconservadora da legenda e que era tido como favorito para assumir o governo.

No entanto, na votação entre os parlamentares liberais para escolher seu novo líder, o moderado Morrison, mais próximo a Turnbull, acabou vencendo Dutton por um placar de 45 a 40.

Morrison, 50 anos, será o quinto premier da Austrália em pouco mais de uma década. Nesse período, nenhum político conseguiu governar por uma legislatura inteira. Turnbull, que estava no poder desde setembro de 2015, anunciou que deixará a política.

Veja também

Top Político: Moro cobra de candidatos posição sobre combate à corrupção:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade