PUBLICIDADE

Mundo

Polônia ergue cerca para deter imigrantes na fronteira leste da UE

26 ago 2021 - 16h51
Compartilhar
Exibir comentários

Soldados poloneses construíam uma cerca na fronteira com Belarus, nesta quinta-feira, uma vez que o maior integrante do leste da União Europeia adota medidas para conter as travessias ilegais na divisa, apesar das críticas de que alguns imigrantes estão sendo tratados de forma desumana.

Soldados poloneses erguem cerca na fronteira com Belarus
26/08/2021
REUTERS/Kacper Pempel
Soldados poloneses erguem cerca na fronteira com Belarus 26/08/2021 REUTERS/Kacper Pempel
Foto: Reuters

A UE acusa o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, de usar imigrantes como parte de uma "guerra híbrida" concebida para pressionar o bloco devido às sanções que este impõe, e construir o muro é parte dos esforços da Polônia para reforçar a segurança na fronteira no flanco leste da UE.

"Quase três quilômetros de cerca foram erguidos desde ontem", tuitou o ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, acrescentando que quase 1.800 soldados estão apoiando a guarda de fronteira.

Na segunda-feira, Blaszczak disse que uma nova cerca sólida de 2,5 metros de altura seria construída, tem como base aquela erguida pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, na fronteira de seu país com a Sérvia.

Nesta quinta-feira, a Reuters viu soldados perto da divisa esticando arames entre postes.

A Polônia é duramente criticada devido ao tratamento dado a um grupo de imigrantes que está retido na fronteira com Belarus há mais de duas semanas, vivendo ao ar livre com pouca comida e água e nenhum acesso a instalações sanitárias.

Na quarta-feira, a instituição de caridade para refugiados Ocalenie Foundation disse que 12 destes 32 imigrantes estão gravemente doentes e que um está à beira da morte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade