PUBLICIDADE

Mundo

Polícia prende organizador de protesto em Hong Kong

20 jan 2020 - 08h52
Compartilhar
Exibir comentários

Um notório ativista pró-democracia de Hong Kong foi preso pela polícia, disse a organização a qual ele pertence nesta segunda-feira, depois de uma manifestação que ele ajudou a organizar no distrito financeiro da cidade um dia antes se tornar violenta, com policiais disparando gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

Manifestantes durante protesto em Hong Kong
19/01/2020 REUTERS/Tyrone Siu
Manifestantes durante protesto em Hong Kong 19/01/2020 REUTERS/Tyrone Siu
Foto: Reuters

Ventus Lau foi preso no domingo à noite sob acusação de "obstruir a administração policial" e violar os termos estabelecidos quando foi dada a permissão para a manifestação, disse a Equipe de Reunião Civil de Hong Kong em comunicado.

Os organizadores inicialmente solicitaram uma permissão --conhecida como carta de não-objeção-- para uma marcha, mas a polícia concordou apenas com uma manifestação estática em um parque no distrito central da cidade.

Mas conforme a multidão se espalhou por ruas do entorno, alguns manifestantes bloquearam vias com barricadas de guardas-chuvas, cones de trânsito e outros objetos.

A polícia então determinou o encerramento do protesto e começou a dispersar a multidão.

"Primeiramente foram os atos violentos de desordeiros que levaram à suspensão da reunião", disse o superintendente Ng Lok-chun a jornalistas.

"O organizador violou os acordos estabelecidos na carta de não-objeção, fracassou em ajudar a manter a ordem no evento de reunião pública, é por isso que prendemos o senhor Lau."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade