Polícia francesa revela valor de joias roubadas no Louvre; saiba
Roubo aconteceu à luz do dia no último domingo, 19
Joias avaliadas em R$ 550 milhões foram roubadas do Museu do Louvre no domingo, 19; autoridades investigam o crime, considerado um dos maiores prejuízos ao patrimônio cultural francês.
As joias roubadas do Museu do Louvre, na França, têm um valor estimado em torno de 88 milhões de euros (cerca de R$ 550 milhões, de acordo com a cotação atual). A informação foi divulgada nesta terça-feira, 21, pela promotora Laure Beccuau.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O curador do Louvre estimou os danos em 88 milhões de euros", declarou a promotora em entrevista à rádio RTL.
De acordo com ela, por mais que o valor seja “impressionante”, não se compara aos “danos históricos”. Cerca de nove peças, que pertenciam à realeza francesa, foram levadas na manhã do último domingo, 19. Tudo ocorreu em pelo menos oito minutos.
Como os responsáveis não foram pegos, as autoridades acreditam que as joias já tenham desaparecido. Beccuau destacou que resolveu anunciar o valor das peças para que os ladrões não as destruíssem, pois não embolsariam todo o lucro se tivessem “a péssima ideia de derreter essas joias”.
Como ocorreu o crime
A imprensa francesa informou que os criminosos usaram pequenas motosserras para abrir caminho até a galeria. Uma escada extensível montada em um veículo foi encontrada encostada em uma janela próxima ao rio Sena, o que indica o ponto de acesso usado pelos assaltantes.
Apesar da ação, ninguém ficou ferido. O museu foi esvaziado e permaneceu fechado durante todo o domingo. As autoridades francesas seguem em busca dos responsáveis pelo assalto, considerado um dos maiores crimes contra o patrimônio cultural do país nas últimas décadas.
