Polícia da Itália reencontra escudo de Giuseppe Garibaldi
Peça histórica estava escondida na casa de arquiteto romano
A Arma dos Carabineiros da Itália recuperou o escudo dado de presente pelo povo siciliano em 1878 a Giuseppe Garibaldi (1807-1882), um dos artífices da unificação do país, em função de seu desembarque em Marsala, ocorrido 18 anos antes.
O escudo havia sido doado por Garibaldi à cidade de Roma, que o guardara no Museu Capitolino e, depois, no Museu Nacional do Ressurgimento, de onde desapareceu sem deixar rastros no início dos anos 2000.
Segundo a polícia militar italiana, o objeto estava na casa de um arquiteto romano, mas as investigações para reconstruir seu sumiço ainda estão em curso.
O escudo de bronze tem formato circular, diâmetro de 118 centímetros e pesa cerca de 50 quilos. A obra é de Antonio Ximenes, pai do conhecido escultor Ettore Ximenes, e exibe no centro o busto de Garibaldi, rodeado por símbolos de suas principais batalhas.
Além de sua participação na unificação da Itália, Garibaldi também é personagem importante na história do Brasil, onde atuou na Revolução Farroupilha (1835-1845).