Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pelo menos 22 mortos após grande terremoto nas Filipinas

30 set 2025 - 17h46
(atualizado às 21h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 22 pessoas morreram após um forte terremoto de magnitude 6,9 nas Filipinas, informou uma autoridade do governo, marcando um dos desastres mais devastadores do país neste ano.

O terremoto que atingiu a costa da cidade de Cebu, na região central de Visayas, nas Filipinas, pouco antes das 22h (horário local) desta terça-feira, causou quedas de energia e danificou edifícios na região.

Alfie Reynes, vice-prefeito da cidade de San Remigio, confirmou o número de 22 mortos em uma entrevista à rádio DZMM.

Outro funcionário do governo disse à Reuters por telefone que pelo menos 21 pessoas morreram na província de Cebu, acrescentando que a verificação das mortes relatadas estava em andamento.

O New York Times informou anteriormente que pelo menos 37 pessoas ficaram feridas devido ao terremoto, juntamente com o colapso de alguns edifícios e da infraestrutura, incluindo pontes.

As agências de monitoramento de terremotos estimaram a profundidade do terremoto em cerca de 10 km e registraram vários tremores secundários, sendo o mais forte de magnitude 6. Outra agência de monitoramento disse que não havia ameaça de tsunami após o terremoto.

A cidade de Cebu tem uma população de quase 1 milhão de habitantes, de acordo com o USGS.

A agência de sismologia das Filipinas Phivolcs alertou sobre tremores secundários e danos causados pelo tremor em alto-mar. Também alertou que "são esperadas fortes correntes e rápidas mudanças no nível da água do mar".

"O público interessado é aconselhado a ficar em alerta para ondas incomuns", disse em um comunicado.

As Filipinas ficam no "Anel de Fogo" do Pacífico, onde a atividade vulcânica e os terremotos são comuns.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade