PUBLICIDADE

Mundo

Papa não participa de Via Sacra no Coliseu para proteger saúde

29 mar 2024 - 18h36
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco não participará da Via Sacra, no Coliseu, em Roma, para proteger sua saúde antes de outros compromissos da Semana Santa católica, informou o Vaticano nesta sexta-feira (29).

Em comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé explica, no entanto, que o Pontífice acompanhará a cerimônia da Sexta-feira Santa da Casa Santa Marta.

"Para manter a saúde em vista da Vigília de amanhã e da Santa Missa do Domingo de Páscoa, esta noite o papa Francisco seguirá a Via Sacra no Coliseu da Casa Santa Marta", diz a nota.

O anúncio foi feito no último momento, enquanto todos esperavam o religioso em um dos principais monumentos da capital da Itália.

Tudo estava pronto, o dispositivo de segurança ao longo do percurso desde o Vaticano, a organização para receber o Papa, a espera pública, a mobilização massiva das forças policiais no local, mas a poltrona na posição habitual vista de cima, de onde Francisco deveria presidir a Via Crucis, permaneceu vazia.

Esta foi a primeira vez que Jorge Bergoglio escreveu pela primeira vez as meditações para serem lidas durante as 14 estações, como sobre "as crianças que já não sorriem" devido à "loucura da guerra" e todos aqueles que sofrem no drama dos conflitos.

Além dos "muitos Cristos humilhados pela arrogância", "as mulheres que sofrem indignação e violência", os não nascidos e os "idosos descartados".

Nos seus textos - principalmente na perspectiva da oração - o Papa faz um "resumo" dos sofrimentos do mundo, ao qual se pode voltar em pensamento enquanto se celebra a subida de Cristo ao Calvário e a sua morte na cruz.

Ao longo das estações, a cruz é transportada não só por religiosos, mas também por migrantes, deficientes e desfavorecidos. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade