Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Leão XIV escolhe 'sótão' do Palácio Apostólico como residência

Religioso preferiu não ficar no tradicional apartamento pontifício

30 jan 2026 - 15h06
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Leão XIV retornará nas próximas semanas ao Palácio Apostólico do Vaticano, mas não ficará no tradicional apartamento pontifício.

Religioso preferiu não ficar no tradicional apartamento pontifício
Religioso preferiu não ficar no tradicional apartamento pontifício
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O jornal La Repubblica informou que a acomodação de Robert Francis Prevost, descrita como muito simples, será nos aposentos localizados entre a terceira galeria, de onde ele celebra, todos os domingos, o Angelus, e o terraço do complexo.

O andar é quase invisível do exterior e possui apenas algumas pequenas janelas, o que reflete o perfil do religioso, descrito como reservado e pragmático.

O periódico italiano acrescentou que o Papa também terá acesso completo a uma espécie de "sótão", conhecido no Vaticano como "soffittoni", que conta com cozinha, aposentos para seus colaboradores, uma pequena capela e uma academia.

"O Papa pretende utilizar os espaços disponíveis a seus antecessores como residência, para si e seus colaboradores mais próximos. O escritório, onde realiza seus trabalhos e de onde já retomou suas atividades durante o dia, é o mesmo de onde ele contempla as orações dos fiéis reunidos na Praça São Pedro", explicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

A mídia destacou que a escolha do religioso americano foi uma grande surpresa, já que muitos acreditavam que Prevost retomaria a tradição. O já falecido papa Francisco, seu antecessor, optou por permanecer na Casa Santa Marta. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade