Papa Leão XIV escolhe 'sótão' do Palácio Apostólico como residência
Religioso preferiu não ficar no tradicional apartamento pontifício
O papa Leão XIV retornará nas próximas semanas ao Palácio Apostólico do Vaticano, mas não ficará no tradicional apartamento pontifício.
O jornal La Repubblica informou que a acomodação de Robert Francis Prevost, descrita como muito simples, será nos aposentos localizados entre a terceira galeria, de onde ele celebra, todos os domingos, o Angelus, e o terraço do complexo.
O andar é quase invisível do exterior e possui apenas algumas pequenas janelas, o que reflete o perfil do religioso, descrito como reservado e pragmático.
O periódico italiano acrescentou que o Papa também terá acesso completo a uma espécie de "sótão", conhecido no Vaticano como "soffittoni", que conta com cozinha, aposentos para seus colaboradores, uma pequena capela e uma academia.
"O Papa pretende utilizar os espaços disponíveis a seus antecessores como residência, para si e seus colaboradores mais próximos. O escritório, onde realiza seus trabalhos e de onde já retomou suas atividades durante o dia, é o mesmo de onde ele contempla as orações dos fiéis reunidos na Praça São Pedro", explicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
A mídia destacou que a escolha do religioso americano foi uma grande surpresa, já que muitos acreditavam que Prevost retomaria a tradição. O já falecido papa Francisco, seu antecessor, optou por permanecer na Casa Santa Marta. .