Papa Leão XIV abençoa imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
A padroeira do Brasil é celebrada neste dia 12, com homenagens de católicos por todo o País
Papa Leão XIV abençoou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em celebração ao dia da padroeira do Brasil, destacando a espiritualidade mariana e sua ligação com o Evangelho.
Na manhã deste domingo, 12, dia em que é celebrada a Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, o Vaticano compartilhou uma foto do papa Leão XIV abençoando uma imagem dela. A estátua em questão fica localizada na redação brasileira do Vatican News, braço de imprensa do Vaticano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“A autêntica espiritualidade mariana torna atual na Igreja a ternura de Deus, a sua maternidade", compartilhou o perfil do Vaticano dedicado aos fiéis brasileiros.
Durante a missa deste domingo, em Roma, o papa falou sobre a espiritualidade da Virgem Maria, que alimenta a fé dos católicos e tem Jesus como centro. "A espiritualidade mariana está a serviço do Evangelho: revela sua simplicidade”, disse ele.
“Nossa afeição por Maria de Nazaré nos leva a nos unir a ela para nos tornarmos discípulos de Jesus. Ensina-nos a retornar a Ele e a meditar e ponderar os acontecimentos de nossas vidas nos quais o Ressuscitado ainda vem a nós e nos chama", completou o pontífice.
Dia de Nossa Senhora Aparecida
A história dessa face de Nossa Senhora, Mãe de Deus, começou em Guaratinguetá, interior de São Paulo, em 1717, quando três pescadores vivenciaram o "Milagre dos Peixes", depois de encontrarem uma imagem sacra de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba do Sul. Sem terem pescado nada naquele dia, as redes se encheram de peixes após o resgate da estátua, que estava dividida em dois pedaços: o corpo e a cabeça.
A devoção à Nossa Senhora Aparecida cresceu a partir deste episódio e, em 1930, ela veio a se tornar padroeira do Brasil. No Santuário Nacional, na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo, é possível visitar a imagem original encontrada pelos pescadores.
A imagem é feita de barro e data do século XVII. O trono da padroeira está em um grande totem dourado, como se a santa estivesse vestida de sol, como diz o livro do Apocalipse. O nicho, onde está a imagem, foi revestido de ouro branco e traz detalhes que remetem a simbologia da ‘pesca milagrosa’, quando três pescadores encontram a imagem ao jogarem as redes Rio Paraíba do Sul.
O nicho da imagem está protegido por um vidro blindado, que tem peso de 205 kg, e conta com mosaicos que aparecem em forma irregular para dar a sensação de movimento, saindo da Nossa Senho Aparecida para os fiéis.
No local de visitação, os devotos encontram um painel de azulejos com o início da devoção, exibindo o encontro da imagem pelos três pescadores: Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves.