Foto: Reprodução/Basilica Papale di Santa Maria Maggiore/Facebook
Na manhã deste sábado, 26, o papa Francisco rompeu com mais uma tradição da Igreja ao ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O último papa a ser sepultado na igreja foi Clemente IX, em 1669. Quase todos os antecessores do argentino optaram pela Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O local é uma das quatro basílicas papais e uma das mais importantes igrejas dedicadas à Virgem Maria. Sua construção foi realizada no século IV, durante o papado de Libério, após uma aparição da Virgem Maria.
A igreja também abriga importantes relíquias, como a imagem da Virgem Maria conhecida como Salus Populi Romani, considerada uma das mais veneradas em Roma. A basílica é um importante ponto turístico na capital italiana.
Francisco tinha uma relação especial com o local. Na manhã seguinte à sua eleição, em 14 de março de 2013, o argentino fez sua primeira visita pública como papa, levando flores à Virgem. Ele repetiu essa visita todas as vezes que ia e voltava de viagens apostólicas.
Mais de 250 mil fiéis se reuniram no Vaticano para funeral do papa Francisco:
A basílica também foi palco de momentos históricos de seu pontificado. Em março de 2020, no auge da pandemia de Covid-19, Francisco rezou sozinho diante da Salus Populi Romani, implorando o fim da tragédia sanitária.
Segundo o sacerdote português António Saldanha, que desde 2024 é cônego do lugar, o papa visitou o ícone 126 vezes em 12 anos de pontificado.
“É natural que um latino seja devoto a Nossa Senhora, por razões históricas, por razões ligadas também à tradição da evangelização naquele contexto. Portanto, penso que é um epílogo muito feliz, de toda uma série de atos, de momentos, porque ele viveu naquela basílica”, afirmou o sacerdote em entrevista ao site português Ecclesia.
Fachada da Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma
Foto: Reprodução/Basilica Papale di Santa Maria Maggiore/Facebook
A igreja, dedicada a Maria, Mãe de Jesus, se tornou a morada final de sete papas: Honório III – papado entre 1216 e 1227, Nicolau IV – papado entre 1288 e 1292, Pio V – papado entre 1566 e 1572, Sixto V – papado entre 1585 e 1590, Clemente VIII – papado entre 1592 e 1605 e Paulo V – papado entre 1605 e 1621.
Francisco foi o primeiro papa a não ser sepultado na Basílica de São Pedro desde Leão XIII, que morreu em 1903 e foi sepultado na Basílica de São João de Latrão.
Estátua de São Pedro vista antes da cerimônia fúnebre do falecido Papa Francisco.
Foto: Emanuele Pennacchio/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Fiéis se reúnem na Praça de São Pedro com uma faixa para o funeral do Papa Francisco.
Foto: Emanuele Pennacchio/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Pessoas se reúnem na praça durante a cerimônia de transferência do corpo do Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril de 2025, da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, para a Igreja de Santa Maria Maior, em Roma, para o sepultamento final em um túmulo marcado com seu nome, "Francisco", em 26 de abril de 2025.
Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images
Cardeais comparecem ao funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro, em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano. O Papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos. Nascido na Argentina como Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a se tornar Papa, eleito em 2013. Adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, ele promoveu uma versão mais humilde do papado do que muitos de seus antecessores. Ele será enterrado fora do Vaticano, em um caixão de madeira simples, na Basílica de Santa Maria Maggiore
Foto: Alessandra Benedetti - Corbis/Corbis via Getty Images
Vista geral da Praça de São Pedro durante o funeral do Papa Francisco, em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano. O Papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos. Nascido na Argentina como Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a se tornar Papa, eleito em 2013. Adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, ele promoveu uma versão mais humilde do papado do que muitos de seus antecessores. Ele será enterrado fora do Vaticano, em um caixão de madeira simples, na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Foto: Alessandra Benedetti - Corbis/Corbis via Getty Images
O caixão do Papa Francisco é carregado por carregadores para a Basílica de Santa Maria Maggiore em 26 de abril de 2025, em Roma, Itália. O Papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos. Ungido em 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta. Adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, ele foi um papa mais humilde do que muitos de seus antecessores e será enterrado fora do Vaticano em um caixão simples de madeira na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Foto: Christopher Furlong/Getty Images
Pessoas comparecem ao funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano.
Foto: Jakub Porzycki/Anadolu via Getty Images
O caixão é exibido durante o funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro, em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano. O Papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos. Nascido na Argentina como Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a se tornar Papa, eleito em 2013. Adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, ele promoveu uma versão mais humilde do papado do que muitos de seus antecessores. Ele será enterrado fora do Vaticano, em um caixão simples de madeira, na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Foto: Alessandra Benedetti - Corbis/Corbis via Getty Images
Vista da multidão durante o funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro, em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano.
Foto: Baris Seckin/Anadolu via Getty Images
Cardeais durante o funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro, em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano.
Foto: Jakub Porzycki/Anadolu via Getty Images
Cardeais durante o funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro, em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano.
Foto: Jakub Porzycki/Anadolu via Getty Images
Pessoas rezam enquanto se alinham nas ruas ao longo do trajeto do caixão do Papa Francisco, que será transportado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em 26 de abril de 2025, em Roma, Itália. O Papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos. Ungido em 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta. Adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, ele foi um papa mais humilde do que muitos de seus antecessores e será enterrado fora do Vaticano em um caixão de madeira simples na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Foto: Christopher Furlong/Getty Images
Caixão do papa Francisco passou pelo Coliseu
Foto: Andrei Pungovschi / Getty Images
Compartilhar
Publicidade
Morte do papa
Francisco morreu na segunda-feira, 21, aos 88 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve insuficiência cardíaca. De acordo com o relatório médico, o papa tinha histórico de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia bilateral multimicrobiana, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II.
Na última quarta-feira, 23, às 6h, horário do Brasil, foi aberto ao público o velório do corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O funeral --com a presença de chefes de Estado-- aconteceu neste sábado, dia 26, às 5h, horário de Brasília.