Papa Francisco recebeu oxigênio por meio de almofadas nasais, diz agência
Pontífice está internado desde o último dia 14 e tem dificuldade para respirar
O papa Francisco precisou do auxílio de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos (oxigenoterapia) na manhã deste domingo, 23.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O Papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite", divulgou o Vatican News.
O papa foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, depois de sentir dificuldade para respirar por vários dias e, posteriormente, teve pneumonia diagnosticada em ambos os pulmões.
O Vaticano descreveu sua condição como crítica pela primeira vez no sábado, relatando que Francisco, de 88 anos, precisou de oxigênio suplementar e transfusões de sangue naquele dia após uma "crise respiratória prolongada semelhante à asma".
"A noite foi tranquila, o papa descansou", disse o Vaticano em uma atualização de uma frase na manhã de domingo, sem fornecer mais informações.
Um funcionário do Vaticano, que não quis ser identificado porque não estava autorizado a falar sobre a condição do papa, disse que Francisco estava acordado e alerta no domingo. O papa estava recebendo oxigênio conforme necessário por meio de um pequeno tubo sob o nariz, mas estava respirando sem ajuda, acrescentou o funcionário.
Uma nova atualização sobre a condição do papa é esperada para a noite de domingo, após exames clínicos durante o dia. (*Com informações da Reuters)