PUBLICIDADE

Mundo

Papa expressa 'dor' por novos naufrágios no Mediterrâneo

Francisco cobrou ação rápida da comunidade internacional

28 jul 2019 - 09h57
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco disse neste domingo (28), durante o Angelus no Vaticano, que recebeu "com dor" a notícia dos naufrágios da última quinta-feira (25) na costa da Líbia, que podem ter matado mais de 150 pessoas.

Papa Francisco celebra Angelus no Vaticano
Papa Francisco celebra Angelus no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Na ocasião, dois barcos de migrantes afundaram no litoral de Khoms, 120 quilômetros a leste de Trípoli. As embarcações levavam cerca de 300 indivíduos, de acordo com relatos dos sobreviventes, mas apenas 137 foram resgatados com vida.

"Recebi com dor a notícia do dramático naufrágio ocorrido nas águas do Mediterrâneo, no qual perderam a vida dezenas de migrantes, incluindo mulheres e crianças. Renovo um sincero apelo para que a comunidade internacional aja com prontidão e decisão, para evitar a repetição de tragédias como essa e garantir a segurança e dignidade de todos", disse Francisco.

A Líbia é um dos principais pontos de partida para migrantes forçados e refugiados que tentam chegar à Europa, já que os traficantes de seres humanos se aproveitam da fragmentação do país entre milícias para lançar as "viagens da morte" no Mediterrâneo.

Com apoio da União Europeia, a Itália treinou e equipou a Guarda Costeira da Líbia, que passou a fazer resgates no mar. Com isso, migrantes tirados do Mediterrâneo são levados de volta ao país africano, onde há inúmeras denúncias de violação dos direitos humanos dessas pessoas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade