PUBLICIDADE

Mundo

Papa diz que reage com 'humor' a acusações de heresia

Francisco é alvo de alas ultraconservadoras do clero

28 mai 2019 - 17h46
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco afirmou que vê com "senso de humor" as acusações contra ele de "heresia".

Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano
Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada em entrevista à emissora mexicana Televisa, em meio à ofensiva das alas ultraconservadoras do clero contra o líder da Igreja Católica.

"Com senso de humor, filha minha", respondeu o Papa ao questionamento da jornalista Valentina Alazraki sobre como ele reagia às acusações de ser herético.

"Além disso, rezo por eles porque estão errados e, pobre gente, alguns são manipulados... Sério, senso de humor e, eu diria, ternura, ternura paterna. Ou seja, não me incomoda. O que me machuca são a hipocrisia e a mentira", disse.

As acusações de heresia já partiram de padres, bispos e sites católicos ultraconservadores, e uma insinuação foi feita pelo cardeal americano Raymond Burke, que afirmou que é preciso "corrigir" um Papa "herético".

O ponto alto dos ataques a Jorge Bergoglio veio do ex-núncio apostólico em Washington Carlo Maria Viganò, que acusou Francisco de se calar sobre denúncias de abusos sexuais cometidos pelo ex-cardeal americano Theodore McCarrick.

"Eu não sabia nada de McCarrick. Disse isso várias vezes, não sabia nada. Vocês sabem que eu não sabia nada, ou não teria me calado. O motivo de meu silêncio foi, antes de tudo, que as provas estavam ali, eu disse a vocês: 'Julguem vocês'", afirmou o Pontífice à Televisa.

No ano passado, durante um voo de volta da Irlanda, Francisco afirmara a jornalistas que não comentaria a acusação de Viganò e que caberia a eles descobrirem a verdade. "Foi um silêncio baseado na confiança em vocês", acrescentou.

O Papa também reiterou que seu pontificado será "breve", embora ele já esteja no poder há seis anos. "Mas não pensamos nem mesmo em 20 [anos]", disse Bergoglio, que tem 82 anos de idade.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade