Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa afirma que esporte 'é um meio de construir a paz'

Leão XIV celebrou missa por ocasião do Jubileu do Esporte

15 jun 2025 - 11h56
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Leão XIV celebrou neste domingo (15) no Vaticano uma missa por ocasião do Jubileu do Esporte e destacou que a atividade esportiva carrega um reflexo da beleza de Deus, além de pavimentar uma estrada em direção da paz.

Leão XIV celebrou missa por ocasião do Jubileu do Esporte
Leão XIV celebrou missa por ocasião do Jubileu do Esporte
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O pontífice americano destacou que as modalidades ajudam as pessoas a encontrar Deus por exigirem um "movimento do eu em direção ao outro".

"A combinação Trindade e esporte não é exatamente de uso comum, mas a comparação não é descabida. Toda boa atividade humana, de fato, traz em si um reflexo da beleza de Deus, e o esporte certamente está entre elas", disse Robert Francis Prevost, que é entusiasta de tênis.

Durante a celebração, que contou com a participação de várias autoridades esportivas, o líder da Igreja Católica fez uma análise sobre a expressão "dai!", usada na língua italiana para encorajar os atletas durante as competições.

"Talvez não pensemos nisso, mas é um belo imperativo: é o imperativo do verbo 'ousar'. E isso pode nos fazer refletir, já que não se trata apenas de dar uma performance física, talvez extraordinária, mas de se doar e de 'jogar o jogo'. Trata-se de se doar pelos outros", analisou Leão XIV.

O Papa recordou que, através da derrota, o esporte tem o poder de colocar o ser humano "em confronto com algumas das verdades mais profundas: a fragilidade, os limites e a imperfeição".

"Isso é importante, porque é a partir da experiência dessa fragilidade que nos abrimos à esperança. O atleta que nunca erra e nunca perde não existe. Campeões não são máquinas infalíveis, mas homens e mulheres que, mesmo quando caem, encontram a coragem de se levantar", destacou.

Em meio aos conflitos espalhados pelo mundo, principalmente no Oriente Médio e no leste europeu, Prevost mencionou que o esporte é um caminho para a construção da paz.

"Gostaria também de enfatizar que o esporte é um meio de construir a paz, porque é uma escola de respeito e lealdade, que fomenta a cultura do encontro e da fraternidade. Irmãos e irmãs, encorajo-os a praticar este estilo de forma consciente, opondo-se a toda forma de violência e opressão. O mundo de hoje precisa muito disso. De fato, existem muitos conflitos armados", finalizou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade