Relatório aponta que turista morreu em ‘questão de segundos’ ao ser pisoteada por elefante na Zâmbia
Janet Taylor Easton, de 67 anos, morreu em julho de 2025
A britânica Janet Taylor Easton, de 67 anos, morreu em ‘questão de segundos’ após o grupo que estava em um safári no Parque Nacional de South Luangwa, na Zâmbia, ser atacado por um elefante. O acidente aconteceu em 3 de julho de 2025, mas a investigação foi concluída nesta semana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com informação publicadas pela BBC do relatório legista, o grupo estava acompanhado de um guia quando o animal iniciou o ataque. Tiros de advertências chegaram a ser dados para espantar o elefante, mas sem efeito.
"O guia viu o elefante vindo por trás e gritou para o batedor, que disparou um tiro de advertência. O elefante não parou. O elefante alcançou o grupo muito rapidamente e Janet caiu”, disse Caroline Chandler, assistente legista no caso.
A investigação colocou traumatismos torácicos e ataque de elefante como causas da morte. O relatório contou com a participação do Tribunal do Legista de Bradford e do Ministério do Turismo da Zâmbia.
Janet trabalhou como professora de química por quase quatro décadas na Titus Salt School, em Bradford, até se aposentar em 2022. Desde então, passou a viajar para destinos que incluíam Nova Zelândia, Canadá e Brasil. Ela estava na Zâmbia acompanhada de uma prima da mesma idade.