PUBLICIDADE

Mundo

Países da Europa reforçam medidas devido à pandemia

Alemanha, França e Espanha estão entre as nações

15 mar 2020 - 13h08
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já deixou mais de 6 mil mortos em todo o mundo, fez diversos países da Europa, como a Alemanha, Espanha e França, reforçarem suas medidas restritivas para evitar a propagação da doença.

Alemanha, França e Espanha estão entre as nações que adotaram medidas restritivas
Alemanha, França e Espanha estão entre as nações que adotaram medidas restritivas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Atualmente, a Espanha é o segundo país mais afetado no continente, atrás apenas da Itália. Neste sábado (15), foram registradas 288 vítimas, 100 a mais em apenas 24 horas, e 7.753 pessoas infectadas, 2 mil a mais que na véspera.

Os números do balanço foram divulgados depois que o governo espanhol decretou estado de alerta, aprovando uma série de restrições à circulação dos cidadãos.

Segundo anúncio do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, a população só poderá sair das residências para comprar itens de necessidade básica, como alimentos ou remédios; para trabalhar ou para cuidar de pessoas dependentes. O isolamento em escala nacional é semelhante ao adotado pela Itália.

Sánchez, cuja mulher testou positivo para o novo coronavírus, afirmou que o movimento de pessoas será restringido sob estado de emergência. Restaurantes, bares e lojas estão fechados, com exceção de supermercados e farmácias.

A multa para quem desrespeitar a ordem deve ser de 100 euros e até um ano de prisão. Assim como na Espanha, o primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, anunciou restrições em todo o país.

Desde a 0h deste domingo (15), o governo suspendeu viagens de trem e ônibus, além de voos de longa distância. Os principais pontos turísticos da França, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, foram fechados. O governo, no entanto, alertou para os consumidores não fazerem estoques de produtos.

A Alemanha, por sua vez, anunciou que fechará suas fronteiras com a França, a Suíça e a Áustria a partir desta segunda-feira (16) para impedir a propagação do coronavírus.

Na Suíça, as infecções quase dobraram, aumentando cerca de 1.000 casos em 24 horas. No total, o país tem 2.200 pacientes e 14 mortes registradas.

Já a República Tcheca ficará em quarentena para combater a disseminação da doença, informou o primeiro-ministro Andrej Babis, de acordo com a imprensa local, enquanto que a Áustria determinou que as pessoas fiquem em casa.

O governo austríaco proibiu reuniões com mais de cinco pessoas e anunciou o fechamento de bares e restaurantes.

A Grécia também fechou praias, resorts, sítios históricos e monumentos até 30 de abril, além de proibir o desembarque de navios de cruzeiro. A multa para quem não cumprir as medidas será de 5 mil euros.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade