PUBLICIDADE

Oriente Médio

Sunitas assumem controle de parte de cidade a 80 km de Bagdá

Ofensiva rebelde teve início há um mês

13 jul 2014 - 08h14
(atualizado às 08h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ve&iacute;culos queimados pertencentes &agrave;s for&ccedil;as de seguran&ccedil;a iraquianas s&atilde;o vistos em uma estrada que leva a Samarra, na prov&iacute;ncia de Salahuddin, em 12 de julho</p>
Veículos queimados pertencentes às forças de segurança iraquianas são vistos em uma estrada que leva a Samarra, na província de Salahuddin, em 12 de julho
Foto: Thaier Al-Sudani / Reuters

Os insurgentes sunitas assumiram neste domingo o controle de mais da metade da cidade de Duluiya, 80 km ao norte de Bagdá, após combates que provocaram pelo menos seis mortes.

Os rebeldes iniciaram há um mês uma ofensiva e desde então controlam vários territórios. Na quinta-feira passada, retomaram os ataques, com ações em cidades como Ramadi, capital da província de Al-Anbar (oeste).

O ataque a Duluiya foi executado no início da manhã de domingo e permitiu assumir o controle de metade da cidade, incluindo uma delegacia e dois edifícios do governo local.

Seis pessoas, incluindo quatro policiais, morreram nos combates.

Depois de várias semanas nas quais as linhas de combate pareciam relativamente fixas, os jihadistas do Estado Islâmico (EI) retomaram a ofensiva.

Na quinta-feira atacaram Ramadi e no sábado a cidade de Haditha, a 150 km do local, mas as forças iraquianas e combatentes tribais conseguiram impedir o avanço.

No sábado, no entanto, os insurgentes assumiram o controle de duas cidades da província de Diyala, ao nordeste de Bagdá.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade