Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premiê japonês pede ajuda para libertar reféns do EI

Abe conversou com o rei Abdullah da Jordânia, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, e o presidente egípcio Abdul Fatah al-Sisi

21 jan 2015 - 04h35
(atualizado às 07h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Dois japoneses são mantidos reféns pelo grupo Estado Islâmico e o premiê japonês pede ajuda aos líderes do Oriente Médio
Dois japoneses são mantidos reféns pelo grupo Estado Islâmico e o premiê japonês pede ajuda aos líderes do Oriente Médio
Foto: Toru Hanai / Reuters

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu ajuda aos líderes do Oriente Médio para libertar os dois reféns japoneses ameaçados de execução pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou nesta quarta-feira a emissora pública "NHK".

Durante sua viagem pelo Oriente Médio, que acabou afetada pela notícia do sequestro, Abe se reuniu com o presidente palestino Mahmoud Abbas, que mostrou disposição para trabalhar com Tóquio e combater o terrorismo.

Abe manteve conversas telefônicas na terça-feira com o rei Abdullah da Jordânia, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, e o presidente egípcio Abdul Fatah al Sisi.

Em seu diálogo com o rei Abdullah, Abe disse que as ameaças de morte aos reféns, como meio de se conseguir suas próprias exigências, são imperdoáveis, e acrescentou que o Japão se comprometeu a ajudar com US$ 200 milhões os países da região com gastos não militares, medidas que incluem o apoio a pessoas refugiadas e desalojadas pelo EI.

O primeiro-ministro acrescentou que o grupo jihadista revela sua natureza cruel ao criticar tal ajuda.

Abdullah garantiu que a Jordânia está disposta a reunir o máximo de informações possíveis, assim como proporcionar outras formas de apoio para resolver essa crise.

Abe fez o mesmo pedido a Erdogan e Al Sisi, e ambos expressaram sua vontade de ajudar.

Veja navio de onde partem ataques contra o 'Estado Islâmico':

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, por sua vez, fez um pedido ontem aos chanceleres francês e americano para ajudar na libertação dos reféns.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, prometeram fazer o possível para resolver o incidente, disse Kishida a jornalistas em Londres, onde se encontra para participar de uma reunião de segurança com o governo britânico.

Está previsto que o ministro faça esse mesmo pedido ao chanceler britânico, informou um funcionário do governo japonês.

O EI ameaçou ontem executar dois reféns japoneses, identificados como Haruna Yukawa e Kenji Goto, se não receber o pagamento de um resgate no valor de US$ 200 milhões, uma quantia idêntica a que Abe anunciou que destinará em ajuda aos países afetados pelo grupo jihadista.

Sabe-se que Yukawa esteve viajando por países como Síria e Iraque com fins comerciais, enquanto Goto, um conhecido jornalista freelancer, desapareceu em outubro depois que decidiu ir à Síria.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade