PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico liberta cerca de 350 prisioneiros no Iraque

17 jan 2015 - 16h32
(atualizado às 18h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Integrantes do Estado Isl&acirc;mico posam&nbsp;em frente a armamento&nbsp;no Iraque</p>
Integrantes do Estado Islâmico posam em frente a armamento no Iraque
Foto: AP

O Estado Islâmico libertou cerca de 350 membros da minoria Yazidi no Iraque, neste sábado, deixando-os em segurança na região curda do norte do país. Quase todos os libertados eram idosos, pessoas com deficiência ou doentes, incluindo várias crianças com doenças graves, de acordo com um repórter da Reuters que os viu chegar em Kirkuk, cidade controlada pelos curdos.

Militantes do Estado Islâmico atacaram os yazidis no noroeste do Iraque no verão passado, matando ou capturando e escravizando milhares de pessoas do grupo minoritário.

Aqueles que conseguiram fugiram para a região autônoma do Curdistão, onde muitos estão vivendo em campos, juntamente com outras minorias étnicas e religiosas, bem como muçulmanos sunitas deslocadas pelos militantes islâmicos.

Um dos yazidis libertados, com cerca de 70 anos de idade, disse que os combatentes do Estado Islâmico lhes ordenaram entrar nos ônibus neste sábado, e que muitos temeram ser executados.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade