Paraquedistas saltam do topo do prédio mais alto do mundo
Dois homens saltaram de paraquedas do topo do prédio mais alto do mundo, o Burj Califa, inaugurado em Dubai no último dia 4 de janeiro.
Narz al-Niyadi e Omar al-Hegelan, da Sociedade de Aviação dos Emirados Árabes, conseguiram a permissão para saltar de uma altura de 828 m. O salto foi realizado na terça-feira, um dia depois da inauguração.
Os dois completaram o salto em apenas um minuto e meio e alcançaram uma velocidade de 220 km/h.
O edifício de onde os dois paraquedistas quebraram o recorde tem 160 andares e ultrapassa em centenas de metros o prédio que vinha sendo o mais alto do mundo, o Taipei 101, em Taiwan, que mede 508 m de altura.
O prédio é duas vezes mais alto que o Empire State, em Nova York. É possível vê-lo a uma distância de 95 quilômetros, e o exterior é coberto com cerca de 28 mil painéis de vidro, que brilham ao sol do deserto em torno de Dubai.
A inauguração ocorreu pouco depois de o emirado pedir moratória e de ter que recorrer a um empréstimo de US$ 10 bilhões do emirado vizinho Abu Dhabi para pagar suas dívidas.
O Burj Califa era mais conhecido como Burj Dubai, ou Torre Dubai em árabe.
Mas o líder de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, mudou o nome do prédio para Burj Califa em homenagem ao líder do emirado de Abu Dhabi, o xeque Califa bin Zayed al-Nahayan, em agradecimento pelo empréstimo.