Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jornais destacam reeleição sólida e desafios de Obama

7 nov 2012 - 08h22
(atualizado às 13h19)
Compartilhar

Os principais jornais do mundo deram grande destaque em suas versões online nesta quarta-feira à reeleição do presidente americano, Barack Obama. Apesar da vitória sólida contra o adversário republicano, Mitt Romney, embora menos larga que a de 2008, os jornais destacaram nas manchetes que o democrata encontrará uma maior impaciência da classe média em relação aos problemas econômicos e que terá de governar com o Congresso dividido. As manchetes também deram espaço ao discurso da vitória de Obama, em que ele revisitou o tema "esperança" - principal bastião de sua campanha há quatro anos - e deu a receita do novo mandato, afirmando que "o melhor ainda está por vir".

A versão online do Washington Post trouxe a manchete "O segundo prazo", analisando Obama como "um unificador esperançoso na luta determinada pelos interesses da classe média"
A versão online do Washington Post trouxe a manchete "O segundo prazo", analisando Obama como "um unificador esperançoso na luta determinada pelos interesses da classe média"
Foto: Reprodução

O essencial do dia em que os EUA reelegeram Obama
Obama revisita esperança e diz que "o melhor está por vir"
Romey admite derrota: "eleição acabou, mas princípios permanecem"
Fotos: os democratas comemoram e os republicanos choram
Confira como foi o dia de votação nos 50 Estados americanos

Confira os especiais das eleições nos EUA
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Terra acompanha dia decisivo para o futuro dos EUA
Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos

Veja os vídeos sobre as eleições americanas

Nos Estados Unidos, a versão online do Washington Post trouxe a manchete "O segundo termo", analisando Obama como "um unificador esperançoso na luta determinada pelos intereses da classe média". Na mesma linha de "um novo capítulo", o The Wall Street Journal registrou a divisão que o presidente encontrará no Congresso: enquanto os democratas devem manter o controle no Senado, a câmara alta, os republicanos terão maioria na Casa dos Representantes.

Para o New York Times, que tratou o tema como "A noite de Obama", o democrata foi reeleito, superando ventos econômicos contrários, resistência dos republicanos no Congresso e uma corrente sem precedentes de publicidade que dividiu a nação. O Chicago Tribune, jornal da cidade onde fica o quartel-general de campanha de Obama, trouxe a manchete "O melhor ainda está por vir", destacando que o democrata venceu, apesar da economia fraca em seu primeiro mandato que amassou os sonhos de milhões da classe média.

Na Espanha, o peródico El Pais registrou que a vitória confirma um novo mapa eleitoral no país, em que as minorias ganham protagonismo, desbancando a maioria de raça branca. Na França, o Le Monde também informou que Obama enfrentará dificuldades para governar com o Congresso dividido.

Na Inglaterra, o The Guardian viu a eleição de Obama como uma segunda chance para o político cumprir algumas das expectativas que ele criou em 2008. Para o The Telegraph, uma coalização progressista formada por mulheres, minorias e os jovens se reuniram para reafirmar o segundo mandato do democrata. O The Sun, polêmico tabloide londrino, noticiou que Obama "botou para quebrar" ao conquistar novamente a Casa Branca.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra