PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel inicia preparativos para libertar 26 presos palestinos

13 ago 2013 - 04h58
(atualizado às 05h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O Serviço de Prisões de Israel (SPI) iniciou nesta terça-feira os preparativos para libertar 26 presos palestinos, cuja saída da prisão deverá ocorrer a partir da meia-noite local, afirmaram à Agencia Efe fontes do serviço penitenciário.

Estes presos são os primeiros de um total de 103 que Israel deverá libertar em quatro rodízios, realizados a partir do desenvolvimento das negociações de paz, que, por sinal, serão oficialmente retomadas em Jerusalém amanhã, quase três anos após a última tentativa.

O SPI começou os trâmites para libertação dos prisioneiros palestinos depois que uma comissão ministerial aprovasse a saída dos 26 presos iniciais na noite de domingo para segunda-feira.

"Os presos foram transferidos à prisão de Ayalon, na cidade de Ramle (cidade do distrito central de Israel), onde foram identificados, submetidos a exames médicos e entrevistas com responsáveis do presídio", indicou a fonte do serviço penitenciário.

De acordo com a mesma, 14 dos presos oriundos de Gaza serão conduzidos ao terminal fronteiriço de Erez, no norte da faixa, enquanto os 12 restantes da Cisjordânia, serão conduzidos ao cruzamento de Betunia, próximo a Ramala, precisou a fonte.

Os veículos para levar os presos já se encontram nas prisões citadas e, conforme aos cálculos do SPI, a libertação não vai acontecer antes que se completem as 48 horas previstas desde a publicação da lista, prazo que, inclusive, permite que os cidadãos recorram à Suprema Corte israelense para impedir tal libertação.

No entanto, a máxima instância judicial do país não costuma contradizer este tipo de decisões adotadas pelo Executivo.

Enquanto isso, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, instruiu os governadores e prefeitos das localidades da Cisjordânia, de onde procedem os prisioneiros, para que realizem recepções formais para receber os libertados.

Além disso, uma cerimônia oficial deverá ser realizada na sede do governo de Ramala, a Muqata, onde os presos serão recebidos pelo próprio Abbas e destacados dirigentes da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

O ministro de Presos da ANP, Issa Qaraqe, encorajou os palestinos a dar boas-vindas aos presos libertados em frente à Muqata, informou a agência oficial palestina "Wafa".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade