Irã diz que recebeu permissão para ampliar exportações de gás
O Irã foi autorizado a exportar gás natural para a Síria, sua aliada política, e para a zona do Mar Mediterrâneo, passando o produto pelo vizinho Iraque, afirmou nesse domingo uma autoridade do Ministério do Petróleo iraniano.
"Em uma reunião recente com autoridades iraquianas, os ministros do Petróleo e da Energia daquele país anunciaram que o governo emitiu uma permissão para a passagem (do produto)," disse Javad Oji, vice-ministro do Petróleo e chefe da Companhia Nacional de Gás Iraniana, à agência de notícias semioficial
ISNA
Oji disse que o Irã usaria sua sexta rede de gasodutos, segmentos que estão sob construção, para fazer as exportações. Os tubos têm uma capacidade de transportar 110 milhões de m³ por dia, dos quais 50 milhões são destinados ao consumo interno, deixando cerca de 60 milhões para exportação.
A produção diária do Iraque está estimada em 7 milhões de m³ a 10 milhões de m³, incluindo o que é necessário para operar usinas de geração de energia, disse Oji.
Embora seja o segundo maior exportador de petróleo dentro da Opep e tenha a segunda maior reserva de gás natural do mundo, atrás apenas da Rússia, a potencial clientela das exportações de gás iranianas foram obstruídas pelas sanções da ONU e pelos Estados Unidos, que bloquearam o acesso do país a tecnologias ocidentais necessárias para desenvolver as exportações.