PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã afirma que ataque americano provocará reações além da Síria

31 ago 2013 - 12h43
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manifestantes protestam contra eventual ataque à Síria em frente à Casa Branca</p>
Manifestantes protestam contra eventual ataque à Síria em frente à Casa Branca
Foto: Jason Reed / Reuters

O chefe dos Guardiões da Revolução Islâmica, a força de elite do regime iraniano, lançou um alerta neste sábado contra uma intervenção militar americana na Síria, afirmando que uma ação como essa provocará reações além das fronteiras desse país.

Guerra civil em fotos
AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

"O fato de os americanos acreditarem que uma intervenção militar ficará limitada ao interior das fronteiras da Síria é uma ilusão. Ela provocará reações além desse país", declarou o comandante Mohammad Ali Jafari, citado pela agência Isna.

"Uma agressão à Síria vai reforçar ainda mais o extremismo e, assim como no Iraque e no Afeganistão, terá como resultados apenas a dor, o massacre e o êxodo de populações inocentes", acrescentou.

Ele também afirmou que a participação e o envolvimento de outros países em uma ação militar na Síria vão afetar "a segurança nacional desses países" e a do "regime sionista (Israel)", na fronteira com a Síria, "provocando crises".

O Irã, principal aliado regional do regime de Damasco, rejeitou, junto com a Rússia, qualquer intervenção militar no país árabe e acusou grupos islamitas que lutam contra o regime de Bashar al-Assad de terem recorrido a armas químicas para provocar uma ação militar estrangeira.

info infográfico síria forças ocidentais
info infográfico síria forças ocidentais
Foto: AFP

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade