PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hackers sírios pró-Assad atacam site e Twitter do Financial Times

17 mai 2013 - 12h38
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Hackers postaram link para vídeo em que soldados aparecem matando 11 homens
Hackers postaram link para vídeo em que soldados aparecem matando 11 homens
Foto: Reprodução

O site e o perfil do jornal britânico Financial Times no Twitter foram invadidos nesta sexta-feira, aparentemente pelo Exército Eletrônico Sírio, um grupo de ativistas online que afirma apoiar o presidente sírio, Bashar al-Assad. O grupo publicou links para um vídeo no YouTube na página de atualizações do jornal no Twitter.

O vídeo foi enviado na quarta-feira e mostra supostos membros do grupo rebelde sírio Frente Nusra, ligado à Al Qaeda, executando membros do Exército da Síria que estavam ajoelhados e vendados. O vídeo não pôde ser verificado de forma independente.

Ataques de hackers a contas no Twitter de organizações de mídia provocaram apelos urgentes para o site de microblogs aumentar a segurança dos perfis, especialmente para agências de notícias. "Vários blogs do FT e contas de mídia social foram comprometidos por hackers e estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível", afirmou o jornal em comunicado. O jornal pertence ao grupo de mídia e educação britânico Pearson.

Representantes do Twitter não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Reportagens no site do FT tiveram seus títulos substituídos por "Hackeado pelo Exército Eletrônico Sírio", e mensagens na página do jornal no Twitter diziam: "Você quer saber a verdade sobre os 'rebeldes' da Síria?", com um link para o vídeo no YouTube. O grupo já havia direcionado ataques contra os perfis no Twitter do serviço de meteorologia da BBC, da Human Rights Watch e do serviço de notícias francês France 24.

No caso mais grave até agora, alguém assumiu controle da página no Twitter da agência de notícias Associated Press no mês passado e enviou uma mensagem falsa sobre explosões na Casa Branca. As mensagens chegaram a causar quedas nos mercados financeiros.

Além de pedir aos usuários, em especial os meios de comunicação, que ampliem suas medidas de segurança, o Twitter estaria, internamente, testando um novo modelo de autenticação em dois passos

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade