PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA não se opõem a plano europeu de armar rebeldes sírios, diz Kerry

18 mar 2013 - 16h43
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos "não põem obstáculos" a que países europeus armem os rebeldes sírios que combatem o presidente Bashar al-Assad, afirmou nesta segunda-feira o secretário de Estado americano, John Kerry. O secretário de Estado reiterou que o presidente americano, Barack Obama, "avalia e continuará avaliando todas as opções adicionais disponíveis para alcançar o objetivo" de "mudar a situação para al Assad".

"O presidente Obama disse claramente que os Estados Unidos não põem obstáculos aos países que tomaram a decisão de fornecer armas (aos rebeldes), seja na França, no Reino Unido ou outros", disse Kerry aos jornalistas. França e Grã-Bretanha reivindicam à União Europeia a suspensão do embargo a fim de poder entregar armas às forças opositoras na Síria.

"Assad recebe ajuda dos iranianos, recebe ajuda dos iranianos, recebe ajuda dos elementos conectados com a Al Qaeda, recebe ajuda do Hezbollah e, evidentemente, assistência que lhe chega através da Rússia", acrescentou Kerry. "Se acredita que pode se salvar usando a força, os sírios e a região tem um problema e o mundo inteiro tem um problema", concluiu.

Embora na semana passada tenha se declarado favorável a um aumento da ajuda da França e do Reino Unido aos rebeldes sírios, a porta-voz da diplomacia americana, Victoria Nuland, não tinha se pronunciado explicitamente a favor da suspensão do embargo europeu sobre as armas, reivindicado por Paris e Londres.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade