Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estátuas destruídas pelo EI eram falsas, diz museólogo

Esculturas de até três mil anos estariam em museu de Bagdá; peças destruídas eram de gesso

16 mar 2015 - 16h11
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Estado Islâmico destrói dezenas de peças de museu iraquiano :

As estátuas destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico em Mosul, no Iraque, eram falsas, disse o diretor de um museu iraquiano. O grupo extremista divulgou um vídeom neste ano, que chocou o mundo, onde eles aparecem destruindo estátuas de três mil anos de idade a marretadas. 

Porém, o diretor do museu de, Bagdá Fawzye al-Mahdi, afirmou à agência alemã Deutsche Welle que as verdadeiras estátuas e esculturas Assírias e Acadianas estão à salvo na capital iraquiana, e que as destruídas eram réplicas de gesso.

Especialistas já haviam questionado a originalidade das estátuas. Eles analisaram o vídeo divulgado e ficaram intrigados sobre o porquê de as esculturas quebrarem tão facilmente.

O governador exilado de Mosul, Atheel Nuafi, já havia divulgado que a maioria das estátuas destruídas eram falsas, sendo apenas duas originais, um Touro Alado e um Deus de Rozhan. O Touro Alado é provavelmente o que ficava nos portões de Nínive no século sete antes de cristo.

Homens destroem estátua em museu que ficaria em Mosul, em imagem retirada de vídeo que circula na Internet
Homens destroem estátua em museu que ficaria em Mosul, em imagem retirada de vídeo que circula na Internet
Foto: Site de mídia social via Reuters TV / Reuters

Até 2003, o museu de Mosul tinha a segunda maior coleção de relíquias antigas, incluindo centenas de ítens de Nínive e outros centros antigos do norte da Mesopotânia. Com a ação militar acidental contra o governo de Saddam Hussein naquele ano, pessoas saquearam os edifícios. Os empregados, então, transferiram a maioria dos ítens para Bagdá.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade