PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI toma antigo reduto de Bin Laden no Afeganistão

15 jun 2017 - 10h26
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tomou o controle de parte das montanhas de Tora Bora, no Afeganistão, onde Osama bin Laden se escondeu após os atentados de 11 de setembro de 2001, dois meses depois que os Estados Unidos lançaram a GBU-43/B MOAB, sua maior bomba não nuclear, para acabar com o principal santuário do grupo terrorista no Afeganistão.

Estado Islâmico
Estado Islâmico
Foto: Reuters

Attaullah Khogyanai, porta-voz do governador da província de Nangarhar, no leste do país e onde fica Tora Bora, confirmou nesta quinta-feira para a Agência Efe a tomada desta região infestada de túneis e cavernas, na primeira grande vitória dos jihadistas em dois meses, mas comentou que as forças de segurança já iniciaram uma operação para expulsá-los de lá.

"As nossas forças estiveram ocupadas em uma operação no distrito de Pachir-Agam, agora estão perto de Tora Bora", detalhou Khogyanai.

Os talibãs, que até agora controlavam esta famosa região próxima da fronteira com o Paquistão, reconheceram que o EI assumiu o controle da parte "montanhosa" da área.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, disse à Efe que nos últimos três dias os jihadistas do EI tomaram gradualmente a região após quase uma semana de enfrentamentos entre os grupos insurgentes.

"Nossos mujahedins contra-atacaram ontem para repeli-los, mas os americanos bombardearam nossos mujahedins e, por enquanto, nossa operação está suspensa na área", detalhou Mujahid.

O porta-voz, no entanto, assinalou que a maior parte de Tora Bora continua nas mãos dos talibãs e acrescentou que reforços foram enviados para lançar uma nova ofensiva de contra-ataque.

Os túneis de Tora Bora foram construídos pelos mujahedins com ajuda dos Estados Unidos durante a guerra com os soviéticos (1979-1989) e foram um bastião da Al Qaeda e dos talibãs durante a invasão americana em 2001.

Veja também

A ex-modelo canadense que largou tudo para combater o Estado Islâmico na Síria:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade