PUBLICIDADE

Oriente Médio

Especialistas internacionais começam a destruir arsenal químico da Síria

6 out 2013 - 07h11
(atualizado às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe de especialistas internacionais que está na Síria começou neste domingo a "destruir" parte do arsenal químico do regime de Bashar al Assad, disse à agência EFE um representante da missão conjunta da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) e da Organização das Nações Unidas (ONU). A fonte, que pediu o anonimato, assinalou que, durante o dia de hoje, os investigadores têm programado "destruir parte das armas armazenadas e dos equipamentos para sua produção".

Este é o primeiro dia em que os inspetores se dedicam à tarefa, segundo a fonte, que não quis detalhar o local exato em que estão trabalhando por "motivos de segurança". Durante os primeiros dias de sua missão, a equipe técnica trabalhou em verificar a informação proporcionada pelo governo sírio, a segurança das equipes de inspeção e a disposição para implantar o plano que estabelece a destruição do arsenal químico durante a primeira metade de 2014.

Os inspetores chegaram na última terça-feira a Damasco para aplicar um plano estipulado pela comunidade internacional e ratificado pela ONU, após o acordo feito "na última hora" pelos Estados Unidos e pela Rússia para evitar uma intervenção militar.

A Convenção para a Destruição de Armas Químicas estabelece que seus Estados membros (a Síria aderirá no dia 14) são responsáveis pela segurança dos investigadores da Opaq, assim como pelos custos da destruição do armamento.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade