PUBLICIDADE

Oriente Médio

Egito anuncia acordo de cessar-fogo de 72 horas em Gaza

4 ago 2014 - 17h24
(atualizado em 5/8/2014 às 07h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Conflitos em Gaza já deixaram 1895 mortos - entre palestinos e israelenses
Conflitos em Gaza já deixaram 1895 mortos - entre palestinos e israelenses
Foto: JACK GUEZ / AFP

Israelenses e palestinos chegaram a um acordo na noite desta segunda-feira relativo a uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza, que deve entrar em vigor às 5h de terça-feira (2h de Brasília), anunciou uma autoridade egípcia. "Os contatos do Egito com as diferentes partes levaram a uma trégua de 72 horas em Gaza e o restante das delegações irá ao Cairo para negociações mais amplas", disse. 

O governo do Cairo, habitual mediador dos conflitos entre Israel e o movimento palestino Hamas - que controla a Faixa de Gaza -, havia convidado na semana passada israelenses e palestinos a enviar delegações para negociar uma trégua.

Apenas a delegação palestina, composta principalmente por membros do Hamas e da Autoridade Palestina, está no Cairo. Os israelenses tinham se negado a ir à cidade, acusando principalmente o Hamas de ter frustrado uma outra trégua na sexta-feira, que havia sido aceita pelas duas partes. 

"Os palestinos concordam com o cessar-fogo proposto pelo Egito", confirmou Azzam al-Ahmed, que lidera a delegação palestina. Mais tarde, Israel também concordou com a proposta.

"Nós concordamos em começar a implementar a iniciativa egípcia. Se o cessar-fogo for mantido, não haverá necessidade de qualquer presença de forças (israelenses) na Faixa de Gaza", afirmou um funcionário, falando sob condição de anonimato. Reportagens da mídia israelense informaram que o gabinete de segurança do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, chegou à decisão em uma rodada de telefonemas.

Com informações da Reuters

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade