PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bombardeios voltam após fim de trégua de cinco dias no Iêmen

Segundo militares, dois ataques aéreas foram lançados pela coalizão liderada pela Arábia Saudita neste domingo

17 mai 2015 - 18h33
(atualizado às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Combatentes usam tanque para atacar cidade de Áden, no Iemên
Combatentes usam tanque para atacar cidade de Áden, no Iemên
Foto: Stringer / Reuters

A trégua de cinco dias decretada no Iêmen para permitir a chegada de ajuda humanitária ao país em guerra chegou ao fim às 17h (horário de Brasília) deste domingo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Segundo relato de testemunhas e de fontes militares, dois ataques aéreos foram lançados pela coalizão liderada pela Arábia Saudita, neste domingo à noite, em Áden (sul), uma hora depois do fim da trégua.

Um dos bombardeios atingiu o Palácio presidencial, e o outro, uma base de forças especiais. Ambos os locais são controlados pelos rebeldes e por seus aliados, militares fiéis ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh, acrescentaram as mesmas fontes consultadas pela AFP.

Interrogado após o término da trégua, o porta-voz da coalizão, o general de brigada Ahmed al-Assiri, não quis comentar uma eventual continuação do cessar-fogo humanitário.

Desde março passado, uma coalizão árabe coordenada por Riad bombardeia as posições dos rebeldes xiitas huthis. Com o apoio do Irã, os huthis tomaram a capital, Sanaa, e continuam ganhando terreno em outras áreas do país.

A trégua foi uma iniciativa da Arábia Saudita e acabou sendo respeitada globalmente, apesar de alguns confrontos entre forças pró-governo e rebeldes, que deixaram dezenas de mortos no sul do país, no sábado.

Neste domingo, o enviado das Nações Unidas para o Iêmen, Ismail Ould Sheikh Ahmed, pediu a "todos os grupos" que prolonguem a trégua por mais cinco dias, pelo menos.

EI destrói capital de '1º' império da história' :
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade