PUBLICIDADE

Mundo

ONU abre inquérito sobre racismo após morte de George Floyd

19 jun 2020 - 12h27
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas condenou nesta sexta-feira o policiamento discriminatório e violento que levou à morte de George Floyd em Mineápolis, nos Estados Unidos, no mês passado e pediu um relatório sobre o "racismo sistêmico" contra pessoas de ascendência africana.

Vitrine de loja em Boston, nos EUA
18/06/2020
REUTERS/Brian Snyder
Vitrine de loja em Boston, nos EUA 18/06/2020 REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

O fórum de 47 membros sediado em Genebra adotou por unanimidade uma resolução, apresentada por países africanos, que confere ao gabinete da alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, um mandato para registrar suas descobertas em um ano.

O texto foi elaborado durante negociações a portas fechadas a partir de um rascunho inicial que pedia explicitamente uma comissão de inquérito da ONU sobre racismo nos Estados Unidos e em outros lugares. O governo dos EUA saiu do fórum há dois anos, alegando preconceito anti-Israel.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade