Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Onda de frio bate recordes e causa transtornos na Europa

30 nov 2010 - 18h21
(atualizado às 21h52)
Compartilhar

A Europa enfrentava, nesta terça-feira, uma onda de frio que chegou ao continente com várias semanas de antecipação, batendo recordes em França, Espanha, Suíça, Suécia e sobretudo, na Grã-Bretanha, onde há 17 anos não nevava nesta época do ano.

Chegada da neve em abundância virou diversão para crianças em Linlithgow, na Escócia
Chegada da neve em abundância virou diversão para crianças em Linlithgow, na Escócia
Foto: AFP

Milhões de pessoas tiveram que fazer grandes esforços nesta terça-feira para chegar ao trabalho no Reino Unido, onde a neve encobria muitas regiões com camadas de 2 a 5 cm de espessura. O aeroporto de Edimburgo, na Escócia, teve que ser fechado em várias ocasiões desde o último domingo. Em Londres, o aeroporto da City também teve atrasos e cancelamentos.

Na Espanha, os termômetros marcaram na última segunda-feira -10ºC na região de Huesca, no nordeste. Nevou na Galícia, na Catalunha e em Castela e Leão e cerca de cinco mil alunos não puderam ir às aulas nesta terça-feira.

A parte norte de Portugal também estava coberta de neve desde a última segunda-feira, com importantes problemas de circulação, especialmente nas regiões de Guarda, Vila Real e Bragança.

Na Itália a onda de frio castigou o norte do país e as regiões montanhosas, onde as temperaturas chegaram a -10°C em Aosta e -4°C em Bolzano.

Na França foi registrada uma temperatura de -15,3°C em Orléans. Para se encontrar dados de um frio similar em novembro ou dezembro nesta região foi preciso remontar a 1946. No leste do país, em Mouthe, o termômetro marcou -22°C durante a noite, um recorde desde 1971. No sul, a estrada que vai para Andorra pelo Ariège foi fechada até a próxima quarta-feira ao tráfego de caminhões de mais de 19 toneladas.

No aeroporto internacional de Frankfurt, na Alemanha, mais de 200 voos foram cancelados nesta terça-feira.

Na Holanda, as temperaturas também bateram recordes. A página de meteorologia na internet Weerplaza prevê para a próxima quarta-feira temperaturas entre -5ºC e -8°C, o 1º de dezembro mais frio desde 1940.

Na Suíça em algumas regiões foi registrada, segundo a Météosuisse, "a noite mais fria de novembro dos últimos 45 anos". Em La Brévine, no cantão de Neuchâtel, os termômetros marcaram -30,4°C e, na capital, Berna, -13,9°C.

Em Estocolmo, os termômetros marcaram durante a noite -11,3°C, "a temperatura mais baixa desde novembro de 1965", segundo o serviço de meteorologia sueco. No aeroporto de Sundsvall, a 300 km ao norte da capital, as temperaturas caíram a -22,1°C, o nível mais baixo desde 1943.

Nesta onda de frio que castiga o continente, só a Grécia desfruta de um calor excepcional, pois as temperaturas médias superavam os 20°C em Atenas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra