Austrália descobre 274 kg de efedrina em carregamento de arroz
Autoridades australianas anunciaram nesta quarta-feira que foram descobertos 274 kg de do estimulante efedrina, usado na fabricação de metanfetamina, durante uma verificação de pragas em um carregamento de arroz vindo da Índia, de acordo com informações da agência AFP.
A quantidade de efedrina apreendida é suficiente para fabricar cerca de 200 quilos de metanfetamina, na forma de cristal, com valor estimado de aproximadamente US$ 190 milhões, segundo a alfândega australiana.
A substância estava escondida em um carregamento de arroz com 3,6 mil pacotes verificado em Melbourne, em julho. A descoberta aconteceu por conta de uma inspeção de um oficial especializado em biosegurança.
Três pessoas, um australiano e dois canadenses, foram presos e acusados de importação e intenção de distribuição da droga nas cidades de Melbourne e Sydney. Um indiano, suportamente responsável pela remessa para a Austrália, foi detido pela polícia de seu país.
A polícia federal australiana afirmou que a apreensão desmantelou uma quadrilha internacional. Karen Harfield, diretora da Alfândega e Proteção de Fronteiras afirmou que esconder drogas em arroz não é um método raro, o que faz com que sua equipe tenha ainda mais atenção com esse tipo de carregamento.