0

Números de mortos na Espanha por covid-19 alcança 28.678

O número de casos diagnosticados subiu de 234.824 para 235.290 casos; país se prepara para reabertura

23 mai 2020
14h37
atualizado às 14h51
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O número de mortos na Espanha pelo novo coronavírus aumentou em 48 neste sábado, 23, para um total de 28.678, informou o Ministério da Saúde. O número de casos diagnosticados subiu de 234.824 para 235.290 casos no dia anterior.

Restaurante na praia Malvarrosa em Valencia, Espanha
18/5/2020 REUTERS/Nacho Doce
Restaurante na praia Malvarrosa em Valencia, Espanha 18/5/2020 REUTERS/Nacho Doce
Foto: Reuters

O país reabrirá suas fronteiras para o turismo em julho e o Campeonato Espanhol de futebol voltará ainda antes, em junho, informou neste sábado o primeiro-ministro do país, seguindo a reabertura gradual após adotar um dos ‘lockdowns’ — restrição de circulação — mais restritivos do mundo.

Os dois anúncios feitos pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, coincidiram com pedidos de renúncia pelo partido de extrema-direita Vox, em razão do impacto do lockdown nos empregos e na economia. O Vox convocou um protesto em várias cidades do país e reuniu milhares de pessoas em carreatas.

“A partir de julho, o turismo estrangeiro retornará em condições seguras. Vamos garantir que os turistas que cheguem não corram qualquer risco, nem tragam qualquer risco a nós”, afirmou Sánchez em uma coletiva de imprensa, sem dar detalhes adicionais.

Os visitantes estrangeiros contribuem com aproximadamente um oitavo do PIB espanhol, e as medidas do governo, tomadas para conter a pandemia em um dos países europeus mais atingidos, causaram o fechamento de hotéis, bares e restaurantes, além de praias e parques, em um momento em que a temporada de turismo começaria a esquentar.   

Cerca de um milhão de empregos foram perdidos apenas em março, quando começou o lockdown, e o Banco da Espanha previu que a economia encolherá 12% neste ano.

Sánchez também afirmou que outro evento que movimenta muito dinheiro na nação, o Campeonato Espanhol de futebol, voltará no dia 8 de junho.

Veja também:

Escalada de casos de covid-19 nos frigoríficos
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade