PUBLICIDADE

Mundo

Novos casos de coronavírus na Nova Zelândia abalam confiança pública

18 jun 2020 - 10h40
Compartilhar
Exibir comentários

A Nova Zelândia registrou nesta quinta-feira seu terceiro caso novo de coronavírus nesta semana, e violações de quarentena e outros problemas minaram a confiança pública dias depois de o país se declarar um dos primeiros do mundo a se livrar do vírus.

Homem aguarda pedido em café da Nova Zelândia após restrições domésticas serem suspensas
09/06/2020
 REUTERS/Tatsiana Chypsanava
Homem aguarda pedido em café da Nova Zelândia após restrições domésticas serem suspensas 09/06/2020 REUTERS/Tatsiana Chypsanava
Foto: Reuters

O caso novo é um homem de cerca de 60 anos que chegou de

Lahore, no Paquistão, via Doha e Melbourne no dia 11 de junho e está em quarentena.

O caso ocorre depois de duas mulheres vindas do Reino Unido e receberem permissão de sair da quarentena mais cedo por razões humanitárias terem sido diagnosticadas.

O governo foi obrigado a explicar por que as duas mulheres foram liberadas sem os devidos exames, e se questionou se as instalações de quarentena estão sendo mantidas adequadamente.

Na quarta-feira, a primeira-ministra, Jacinda Ardern, chamou os militares para supervisionarem as instalações e para se encarregarem da defesa das fronteiras.

"Sei que o caso destas duas mulheres terá aborrecido as pessoas... eu certamente estou aborrecida", disse a diretora-geral de Saúde, Ashley Bloomfield, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

"Peço desculpas de termos chegado a esta posição".

A fronteira neozelandesa está fechada para todos, exceto cidadãos que retornam, mas foram feitas algumas exceções por razões humanitárias e comerciais. Todos têm que submeter a quarentenas.

Em reação ao caso das duas mulheres, o governo suspendeu todas as isenções de regras de quarentena e disse que ninguém pode sair dos hotéis isolados em que pessoas são mantidas a menos que tenham sido examinadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade