Novo naufrágio na Líbia deixa 18 mortos em direção à Europa
Segundo OIM, 472 migrantes faleceram no Mediterrâneo em 2025
Um trágico naufrágio ocorrido na manhã desta terça-feira (28) na costa de Sabratha, no oeste da Líbia, resultou na morte de 18 pessoas que tentavam fugir da violência e da instabilidade no país em direção à Europa.
A informação foi divulgada pela ONG Refugiados na Líbia, que compartilhou no X imagens de cadáveres na praia e de um barco virado.
"O caminho para a chamada segurança na Europa continua a matar porque a Europa se recusa a garantir rotas seguras, porque continua a apertar o seu controle sobre a pele dos vulneráveis, e porque financia milícias e grupos violentos que cometem crimes contra a humanidade na Líbia e na Tunísia", destacou a ONG.
O episódio se soma a um cenário alarmante no Mediterrâneo Central, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Dados divulgados hoje apontam que 472 pessoas morreram e 479 estão desaparecidas desde o início do ano até 25 de outubro.
No mesmo período, 22.509 migrantes foram interceptados no mar e retornaram à Líbia, incluindo 19.493 homens, 1.976 mulheres, 832 menores e 208 cujo gênero é desconhecido. .