Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova amostra de corpo será enviada a Israel após conclusão de que restos apresentados não eram de reféns

Os serviços médico-legais israelenses concluíram, após análises, que os restos entregues na terça-feira (2) pelo Hamas não correspondiam aos dois últimos reféns ainda dados como desaparecidos em Gaza, informou o gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Fontes dentro dos movimentos palestinos Hamas e Jihad Islâmica afirmaram nesta quarta-feira (3) que uma nova amostra de um corpo exumado na Faixa de Gaza será transferida para Israel.

3 dez 2025 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários

O Hamas havia transmitido restos descritos pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) como sendo de um dos dois últimos reféns mortos ainda presentes em Gaza, conforme os compromissos assumidos no âmbito de um acordo de cessar-fogo firmado em outubro com o apoio dos Estados Unidos.

Faixa com fotos dos reféns, após o anúncio de que Israel e o Hamas haviam chegado a um acordo sobre a primeira fase de um cessar-fogo em Gaza, em outubro de 2025.
Faixa com fotos dos reféns, após o anúncio de que Israel e o Hamas haviam chegado a um acordo sobre a primeira fase de um cessar-fogo em Gaza, em outubro de 2025.
Foto: REUTERS - Ronen Zvulun / RFI

"Após o processo de identificação realizado no Centro Nacional de Medicina Médico-Legal, foi determinado que os elementos trazidos ontem para exame a partir da Faixa de Gaza não estão ligados a nenhum dos reféns", indicou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

As Brigadas Al Qods, braço armado do movimento palestino Jihad Islâmica, afirmaram em seguida que estariam procurando o corpo de um dos reféns no norte de Gaza, junto com uma equipe do CICV.

Israel aguarda ainda a devolução dos corpos de dois reféns. Tratam-se dos restos de Ran Gvili, policial israelense, e Sudthisak Rinthalak, cidadão tailandês, ambos sequestrados durante o ataque realizado pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadeou dois anos de guerra em Gaza.

Hamas e Jihad vão enviar a Israel nova amostra retirada de um corpo

Fontes dos movimentos palestinos Hamas e Jihad Islâmica afirmaram nesta quarta-feira à AFP que uma nova amostra retirada de um corpo exumado na Faixa de Gaza será transferida ainda hoje para Israel. Não se especificou a qual dos dois reféns esta nova amostra pertenceria.

Os braços armados dessas duas organizações, consideradas terroristas por diversos países, realizavam buscas em Beit Lahia, no norte do território palestino, e "encontraram restos que pertencem potencialmente ao corpo de um prisioneiro israelense", explicou a fonte do Hamas.

Nos termos do acordo de trégua que entrou em vigor sob pressão do presidente americano Donald Trump em 10 de outubro, após mais de dois anos de guerra, o movimento islâmico palestino libertou os 20 últimos reféns sequestrados naquele dia e ainda vivos.

O Hamas e seus aliados também devolveram, desde então, 26 dos 28 corpos de reféns que se comprometeram a entregar a Israel no âmbito do cessar-fogo. Os dois corpos restantes são de um israelense e de um tailandês.

Com Reuters e AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade