PUBLICIDADE

Mundo

Norte-coreanos pagam subornos para sobreviver, diz relatório da ONU

28 mai 2019 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

Os norte-coreanos estão sendo obrigados a pagar subornos para sobreviver no país isolado, onde a corrupção é "endêmica" e a repressão é ampla, disse o escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira em um relatório que Pyongyang rejeitou dizendo ter motivação política.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, supervisiona exercício militar com lançamento de mísseis, em foto divulgada pela KCNA em 4 de maio
KCNA via REUTERS
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, supervisiona exercício militar com lançamento de mísseis, em foto divulgada pela KCNA em 4 de maio KCNA via REUTERS
Foto: Reuters

O relatório disse que autoridades extorquem dinheiro de uma população que luta para pagar as contas, ameaçando com detenções e processos, em especial os que trabalham na economia informal.

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC), o nome formal da Coreia do Norte, rejeitou o documento, dizendo que tem "motivação política para fins sinistros".

"Tais relatórios não são nada mais do que uma fabricação... já que sempre são baseados nos chamados depoimentos de 'desertores' que oferecem informações fabricadas para ganhar a vida ou são compelidos a fazê-lo sob coação ou incitação", disse a missão do país em Genebra em um comunicado à Reuters.

A Coreia do Norte atribui sua situação humanitária grave a sanções da ONU, impostas desde 2006 devido aos programas nuclear e de mísseis balísticos, mas o relatório disse que os militares recebem fundos prioritários em meio à "má administração econômica".

"Estou receosa de que o foco constante na questão nuclear continue a desviar a atenção do estado terrível dos direitos humanos de muitos milhões de norte-coreanos", disse Michelle Bachelet, Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, em um comunicado.

"Os direitos a alimentação, saúde, abrigo, trabalho, liberdade de movimento e liberdade são universais e inalienáveis, mas na Coreia do Norte eles dependem principalmente da capacidade dos indivíduos de subornar autoridades estatais", alertou.

Quatro de cada 10 norte-coreanos, ou 10,1 milhões de pessoas, sofrem com a falta crônica de alimento, e cortes adicionais nas rações já mínimas são esperados após a pior colheita em uma década, mostrou uma avaliação da ONU no início deste mês.

"A ameaça de prisão, detenção e processo oferece a autoridades estatais um meio poderoso de extorquir dinheiro de uma população que luta para sobreviver", disse o relatório.

O suborno é "um elemento cotidiano da luta das pessoas para pagar as contas", afirmou o relatório, intitulado "O preço são os direitos", que denunciou "um ciclo vicioso de privação, corrupção e repressão".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade