PUBLICIDADE

Mundo

Negociadores da UE veem acordo do Brexit "muito próximo", dizem fontes

5 out 2018 - 09h18
Compartilhar
Exibir comentários

Os negociadores da União Europeia a cargo do Brexit veem um acordo de separação do Reino Unido "muito próximo", disseram fontes diplomáticas, em um sinal de que uma concessão no tema especialmente polarizador da fronteira irlandesa pode estar a caminho.

Manifestante protesta contra o Brexit em Birmingham, na Inglaterra 30/09/2018 REUTERS/Darren Staples
Manifestante protesta contra o Brexit em Birmingham, na Inglaterra 30/09/2018 REUTERS/Darren Staples
Foto: Reuters

Na quinta-feira a UE sinalizou que está receptiva às novas propostas do Reino Unido para evitar longas verificações na fronteira da Irlanda após o Brexit, um obstáculo em potencial nas negociações inéditas para encerrar a filiação britânica de quatro décadas ao bloco.

Um membro da equipe do negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, disse em um boletim a diplomatas de vários países em Bruxelas na noite de quinta-feira que um acordo de separação do Reino Unido está "muito próximo", de acordo com duas fontes presentes na ocasião.

Seus comentários fizeram a libra esterlina alcançar uma alta de 10 semanas na comparação com o euro. 

Os dois lados estão tentando impulsionar o pacto de desfiliação, além de um acordo sobre as relações pós-Brexit, a tempo para as duas cúpulas de líderes marcadas para 17 e 18 de outubro e 17 e 18 de novembro.

Segundo o plano em preparação, a UE receberia garantias de que a solução emergencial para a fronteira irlandesa seria indefinida, enquanto Londres seria satisfeita com a manutenção de todo o Reino Unido - e não só a Irlanda do Norte - em uma união alfandegária com o bloco caso a solução emergencial seja ativada.

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade