Negociações infrutíferas sobre Ucrânia renovam apelo para que Congresso dos EUA aprove sanções contra Rússia
Senadores norte-americanos renovaram nesta sexta-feira os apelos para que o Congresso aprove sanções contra a Rússia depois que as negociações sobre um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia mostraram pouco progresso, mas nenhuma votação foi agendada para os projetos de lei apresentados há seis semanas com o objetivo de pressionar Moscou a negociar seriamente.
As primeiras conversas diretas entre Kiev e Moscou em mais de três anos, nesta sexta-feira, terminaram em menos de duas horas, com a Rússia apresentando condições que uma fonte ucraniana descreveu como impossíveis.
O presidente russo, Vladimir "Putin, continuará bloqueando e retardando os esforços de cessar-fogo até que sua economia seja duramente atingida", disse o senador democrata Richard Blumenthal em uma declaração pedindo uma votação sobre a legislação de sanções.
Blumenthal e o senador republicano Lindsey Graham apresentaram um projeto de lei em 1º de abril com o objetivo de dificultar o financiamento da guerra pela Rússia, acrescentando disposições como uma tarifa de 500% sobre as exportações para os EUA de países que compram energia russa.
O projeto de lei do Senado tem agora o apoio formal de pelo menos 73 senadores na Casa de 100 membros, embora os líderes não tenham indicado quando ele poderá ser apresentado para votação.
Uma medida semelhante apresentada no mesmo dia na Câmara dos Deputados tem o apoio formal de 28 deputados, também de ambos os partidos.
Graham, que esteve na Turquia para uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da Otan nesta semana, pediu a aprovação do projeto de lei, criticando a decisão de Putin de não participar das negociações com a Ucrânia.
"Quando se trata dos jogos da Rússia, já basta", disse Graham em um comunicado.
Desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em 2022, os Estados Unidos e seus aliados acrescentaram camadas e mais camadas de sanções ao país. Embora as medidas tenham sido dolorosas para a economia da Rússia, Moscou encontrou maneiras de contornar as sanções e continuar financiando sua guerra.
Os assessores dos líderes republicanos do Senado e da Câmara não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
Os líderes da Câmara têm se concentrado esta semana no projeto de lei fiscal abrangente do presidente Donald Trump, que não conseguiu superar um obstáculo processual nesta sexta-feira.
