PUBLICIDADE

Mundo

Neblina tóxica envolve capital da Índia por agravamento da poluição

3 jan 2019 - 10h16
Compartilhar
Exibir comentários

Os moradores de Nova Déhli, capital da Índia, se depararam com uma mistura de neblina e fumaça densa e cinza na manhã desta quinta-feira, quando a poluição atingiu os níveis "grave" e "emergencial", e autoridades deram poucos sinais de terem encontrado soluções para a crise.

O índice de qualidade do ar da Comissão Central de Controle da Poluição mostrou que a concentração de partículas tóxicas, conhecidas como PM 2,5, foi de 430 na quarta-feira para 440, cerca de 12 vezes o nível recomendado pelo governo dos Estados Unidos, que é de 35.

O nível de poluição chegou a 500 em algumas partes da capital, deixando a visibilidade muito baixa em algumas áreas. No ano passado o pico foi de 450 no dia 23 de dezembro.

"As condições climáticas contribuíram para a crise, mas temos que admitir que a maioria das medidas anunciadas em 2018 fracassou terrivelmente", disse Sunil Dahiya, ativista do grupo ambientalista Greenpeace.

Uma queda brusca nas temperaturas e na velocidade dos ventos, combinada às emissões veiculares e industriais, ao pó de canteiros de obras e à fumaça da queima de lixo, agravaram a poluição sobre a maior parte do norte indiano, inclusive Nova Délhi, lar de mais de 20 milhões de pessoas.

Um porta-voz do governo federal não estava disponível de imediato para comentar. A prefeitura tampouco quis se pronunciar.

Nem o governo federal do primeiro-ministro, Narendra Modi, nem o governo municipal de Arvind Kejriwal anunciou qualquer medida para combater a poluição neste ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade