PUBLICIDADE

Mundo

Nasa busca solução para astronautas lavarem a roupa no espaço

22 jun 2021 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

Já se perguntou como os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional lavam a roupa?

Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional
24/04/2021
NASA TV via REUTERS
Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional 24/04/2021 NASA TV via REUTERS
Foto: Reuters

Eles não lavam, na verdade, e a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) está trabalhando duro para resolver esta que é uma das tarefas mais espinhosas no espaço.

A Nasa está planejando realizar uma série de experimentos usando detergentes da Procter and Gamble desenvolvidos especialmente para encontrar uma solução de longo prazo para o problema, disse a gigante norte-americana de produtos para o consumidor nesta terça-feira.

Devido à natureza vital da água nas missões espaciais, os astronautas simplesmente jogam fora as roupas usadas, tranquilizados por saber que elas se desintegrarão ao reentrarem na atmosfera.

Como resultado, a Nasa envia cerca de 72,5 quilos de roupas por tripulante à estação por ano.

No longo prazo, como a agência dos EUA e a empresa Space X ambicionam missões tripuladas a Marte, é preciso haver uma solução mais sustentável.

Batizados de Nasa Tide, nome semelhante ao principal detergente em pó da P&G, os primeiros testes do novo detergente para avaliar os efeitos da microgravidade e da radiação acontecerão em um voo de carga à Estação Especial no ano que vem e, subsequentemente, na própria estação.

A P&G também enviará algum equipamento adicional de tratamento e análise de imagens, embora a EEI tenha a maior parte do equipamento necessário para os testes.

Experimentos idênticos serão realizados na Terra ao mesmo tempo usando os mesmos materiais para estudar as diferenças, disse a P&G.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade